sábado, 31 de março de 2012

Mãe

Eu não sei o que tem uma mulher na cabeça quando decide ser mãe.

Só pode ser uma louca, doida varrida digna de ser internada em um hospício de segurança máxima, numa cela e restringido movimento por uma camisa de força.

Sério! Isso é totalmente insano e eu vou explicar o porque.

Primeiro que já nascer mulher significa carregar um estigma social inerente ao gênero. Depois na chegada a adolescência, mudanças orgâncias e metabólicas a leva a um ciclo radical que só expirará após um longo tempo da sua vida.

Alternâncias de humor, dores e cólicas, farão parte da sua rotina mensal. Ok, isto pode ser atenuado...

Aí ela decide ser mãe, e digo mãe biológica, daquela que pari. Arruma um parceiro para ser fecundada. Uma vez ocorrida a fecundação, noves meses, entre trinta e sete e quarenta e duas semanas, a coisa não é muito certa, vive uma mudança que vai muito além daquela adolescente.

Estimulado pelo pequeno ser que se forma em seu ventre, o organismo desta mãe sofrerá severas alterações que, mesmo após o parto, perpetuarão ao longo do período de amamentação.

O parto, sim o parto, seja ele de que modo for, não é uma coisa fácil não. Riscos para mãe e para o filho estão presentes. Esforço continuo até o nascimento de todos que a assistem.

Do nascimento, vem a celebração de mais uma vida, mas também de uma tensa preocupação sobre o estado desta vida gerada, e isto vale tanto para mãe biológica quanto para aquelas que não passaram pelo parto em si.

Tal preocupação materna, decorrente de um amor incondicional se perpetuará até o fim da sua vida.

O primeiro espirro, tosse, febre... O que comer, o que levar, o que trazer... Onde irão estudar, com quem será que eles estão andando... Aonde voce pensa que vai?

Para uma mãe, não existem limites. Por isso acho que ser mãe é uma loucura e ter a oportunidade de viver toda esta loucura junto a seus filhos, vê-los crescer e se fazerem dignos é, simplesmente, recompensador.

É o lucro líquido por todas as horas de dedicação, carinho, atenção e de amor, muito amor.